otisredding_grandeCigarettes and Coffee” é a terceira faixa do “The Soul Album” de Otis Redding. Com traços vincados de Soul e R&B, a música de 1966 conta  a história de um casal apaixonado.

 

“Cigarettes and Coffee” é um dos êxitos de Otis Redding

A opinião é consensual e não há quem discorde quando dizemos que Otis Redding foi sem dúvida uma das maiores vozes de todos os tempos. “Cigarettes and Coffee” foi lançado em 1966 e faz parte do seu sexto álbum de estúdio do cantor. Apaixonado, o tema é uma verdadeira declaração de amor musicada.

Durante a música, Otis Redding conta à sua amada quão feliz é desde que a conheceu e recorda as longas conversas em torno de um chávena de café e uns quantos cigarros. Este e outros temas emblemáticos valeram ao artista o 8.º lugar como maior cantor de sempre e a 21.ª posição na lista dos maiores artistas de todos os tempos.

Otis Redding é natural de uma pequena cidade de Geórgia, nos Estados Unidos da América, e começou a cantar no coro de igreja.  Durante a infância e adolescência já dava mostras do seu talento, vencendo um talent show local durante 15 semanas consecutivas.

Estávamos em 1960, quando o jovem com quase 20 anos decidiu começar uma tour pelos Estados Unidos, em conjunto com Jon Jenkins e os Pinetoppers. Além de cantar, Otis Redding acumulava funções de motorista da banda. Foi então que surgiu a oportunidade para gravar o primeiro disco não em nome individual, mas em grupo.

Dois anos depois, foi a vez de se estrear a solo com a gravação de um original seu chamado “These Arms of Mine“. O tema foi bem sucedido e impulsionou uma carreira curta mas bem-sucedida.

Otis Redding morreu em 1967, num desastre de avião, quando viajava para Wisconsin. Curiosamente, a morte contribuiu para que o sucesso do cantor aumentasse, sendo que em 1968 foi lançada uma canção que viria a tornar-se num dos seus maiores exitos, “(Sittin’On) the Dock of the Bay“.

Especialistas do mundo da música consideram que o caso de Otis Redding é um bom exemplo do sucesso póstumo que alguns artistas conhecem depois de morrerem. Não há, no entanto, dúvidas que a sua voz influenciou muitos artistas e deixou marcas na história do Soul, Jazz e R&B.

Recorde uma dos temas mais emblemáticos do cantor e descarregue aqui “Cigarettes and Coffee“.