catstevens_grandeTea for the Tillerman” é, ao mesmo tempo, o nome do álbum e de uma música de Cat Stevens. O disco foi lançado em 1970, sendo que todas as músicas são da autoria do artista. Considerado como a principal obra de Cat Stevens, o álbum figura entre os 200 melhores de sempre do Rock and Roll Hall of Fame.

 

Tea for the Tillerman: uma metáfora complexa

O álbum “Tea for the Tillerman” foi um dos mais importantes da carreira de Cat Stevens, compilando êxitos como Wild World, Where do the Children Play?, Father and Son e, claro, a Tea for the Tillerman que dá nome ao próprio álbum.

O álbum chegou mesmo a ser eleito como o 206° melhor Álbum de Todos os Tempos pela Revista Rolling Stone e está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.

Na música Tea for the Tillerman – cuja tradução significa Chá para o Homem do Leme – Cat Stevens canta o seguinte: “Tragam chá para o homem do leme/um bife para o sol/vinho para as mulheres que trouxeram a chuva”. A letra tem um significado profundo e altamente metafórico.

O artista Cat Stevens/Yusuf – nomes artísticos de Steven Demetre Georgioi – nasceu em Londres, 1948. Até hoje, vendeu mais de 40 milhões de álbuns, atingindo o pico de vendas entre as décadas de 1960 e 1970.