frank-sinatra-grande A música “The Coffee Song” é também conhecida pelo título “They’ve Got an Awful Lot of Coffee in Brazil”, em português “eles têm uma quantidade incrível de café no Brasil”. O tema foi gravado em 1946 por Frank Sinatra e satiriza o hábito de consumo excessivo de café típico da época, no Brasil.

 

The Coffee Song: um café no início da carreira de Frank Sinatra

A “The Cofee Song” é um dos maiores êxitos de Frank Sinatra, tendo sido adaptada por inúmeros artistas nos anos que se seguiram ao seu lançamento. A letra – composta por Bob Hilliard – acompanha uma música cheia de sons quentes e ritmados orquestrados por Dick Miles.

Trata-se de uma sátira à enorme produção de café no Brasil e ao consumo frenético da bebida. A letra menciona mesmo que “não podes beber sumo de cereja”, alegando que outras bebidas não existem sequer no Brasil e que até a filha de um político foi multada por beber água.

Através da comédia e sátira, é apresentado um retrato da indústria do café nos anos 40, setor que influenciava em grande medida a economia e cultura brasileira.

Quinze anos após o lançamento da música, Sinatra voltou a gravá-la, desta vez para ser incluído no álbum Ring-a-Ding-Ding!.

Frank Sinatra ficará para sempre na história da música norte-americana. Filho de dois imigrantes italianos, iniciou a sua carreira musical na era em que Harry Hames e Tommy Dorsey faziam do swing a música da moda. Em 1946, lançou o seu primeiro e muito aguardado álbum, seguindo-se os outros 58 que provaram o sucesso da sua carreira.